BPF – Boas Práticas de Fabricação, é um conjunto de medidas adotadas pelas indústrias de alimentos, para garantir a saúde e a conformidade de seus produtos.
Para obter essas informações, a ANVISA estabelece técnica de Procedimentos Operacionais Padronizados (POP) que devem ser aplicados em industrias de processamento ou de industrialização de alimentos.
Todas essas técnicas de fabricação são distintas e devem ser respeitadas, conforme requisitos estabelecidos pela Portaria SVS/MS nº326, de 30 de julho de 1997 e última resolução aprovada em 21/10/2002 na Legislação Geral; a RDC no 275.
Neste caso é exigido que o produtor atenda os mais variados aspectos ligados a produção e industrialização, fracionamento, armazenamento e transporte, para que o mesmo se encontre em conformidade, prontos para o consumo adequado.
Como é feita aplicação do BPF?
Com a utilização das BPF’s, uma indústria ou estabelecimento proporciona mais qualidade a seus produtos, conquista mais confiabilidade do público consumidor com a finalidade de não contrair multas criadas pelo não cumprimento das normas que a legislação diz que essas empresas precisam seguir.
No caso das Boas Práticas de Serviço de Alimentos, ou também conhecidas como Boas Práticas de Manipulação, neste caso a empresa precisa estar agindo de acordo com as normas de higiene, que envolve o manuseio de alimentos, para garantir sua qualidade e conformidade.
Dentro dessas normas, é preciso seguir algumas normas que fazem toda a diferença no tipo de produto que a empresa entregará ao consumidor, como:
Manejo dos Produtos;
Forma de preparo;
Fracionamento;
Tipo e condições de armazenamento;
Forma de distribuição;
Qualidade do transporte adequado;
Exposição à venda;
Entrega dos alimentos nos estabelecimentos comerciais.
E, porque isso é tão importante? Essas práticas são realizadas conforme cumprimento das regras da resolução RDC nº 216 de 15 de setembro de 2004, da ANVISA, também sob pena de aplicação de multa pelo não cumprimento das normas.
De acordo com os requisitos determinados pelo RDC, o ambiente, nos alimentos, torna-se mais higiénico e adequado para eles e evita a sua contaminação por parasitas e microrganismos, com a finalidade de evitar doenças.
Manual BPF
Toda a empresa precisa ter um Manual BPF, onde nele consta todas as operações realizadas pelo estabelecimento com a finalidade de comprovar a qualidade do produto entregue ao consumidor.
Nele precisa estar incluído:
Manutenção e higienização das instalações;
Condições dos equipamentos e dos utensílios utilizados;
Informações sobre o controle da água de abastecimento;
Dados sobre o controle integrado contra vetores e pragas urbanas;
Informações sobre a higiene e saúde dos colabores que atuam na empresa.
Quando a empresa valoriza o Manual BPF, cria-se uma base de dados que vai ajudar a entender o aparecimento de algum problema ou melhorias na produção que possa ser o diferencial perante a concorrência, sempre estando apto para atender às normas da ANVISA, com a finalidade de fornecer qualidade e confiabilidade em seus alimentos.
Comments