Efetuar o monitoramento de higiene para avaliar a eficácia dos procedimentos de limpeza é um aspecto crucial de um programa de monitoramento ambiental, o que pode ajudar a manter as condições sanitárias no ambiente de processamento de alimentos e bebidas.
Mas, o que é o Monitoramento Ambiental?
Em termos simples, o Monitoramento Ambiental envolve monitorar todos os aspectos do ambiente de produção para gerenciar riscos e estabelecer padrões em toda a planta para manter as condições sanitárias. O Monitoramento Ambiental também inclui obter e rastrear informações para determinar se os padrões de higiene estão sendo cumpridos.
Estratégia de monitoramento ambiental
Cada planta de processamento de alimentos pode ter uma estratégia diferente para o Monitoramento Ambiental. Como parte da estratégia, podem ter diferentes componentes que devem ser monitorados como parte integrante do programa.
Potenciais fontes de contaminação, incluindo matérias-primas, ingredientes, água, material de embalagem e pragas;
Condições ou eventos que promovem o crescimento de organismos. Por exemplo: transporte, efeitos climáticos como umidade e temperatura ou eventos adversos, como drenos entupidos e reformas;
Lugares onde os organismos podem colonizar, como paredes, sistemas de iluminação, equipamentos de processamento e áreas de recepção.
Fatores relacionados ao colaborador, como mãos e roupas, onde micro-organismos podem ser encontrados. Padrões de tráfego devem ser avaliados, pois funcionários podem transportar e dispersar micro-organismos ao se movimentarem de um lugar para outro na planta. A higiene pessoal e as doenças devem ser consideradas, assim como os locais onde os trabalhadores se reúnem, como vestiários e refeitório.
O Monitoramento de Higiene ajuda a determinar a eficácia dos procedimentos de limpeza.
A limpeza é uma das ações mais críticas a serem realizadas para garantir condições higiênicas para produzir alimentos inócuos. Da mesma forma que você monitora e realiza manutenção em um equipamento para mantê-lo operando de forma eficiente, você deve monitorar a eficácia dos procedimentos de limpeza. Monitoramento de Higiene, como parte do Monitoramento Ambiental, ajuda a verificar a eficácia da limpeza e a identificar áreas problemáticas onde a operação de limpeza pode ser melhorada.
Três procedimentos para monitorar a higiene
Existem três procedimentos estabelecidos e reconhecidos, que podem ser usados para monitorar o meio ambiente: inspeção visual, testes microbiológicos e testes de ATP (Adenosina Trifosfato). Assim, um programa robusto de Monitoramento de Higiene utiliza os três métodos de forma complementar.
A empresa Verdali é cliente e parceira da Gran Qualitá.
Comments