Pode parecer exagero, mas você sabia que as mãos são o principal veículo de transmissão de microorganismos de um indivíduo para outro?
As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos, pois a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos, que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele com pele), ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados.
Na camada mais superficial da pele pode-se encontrar bactérias Gram-negativas, como enterobactérias (Ex: Escherichia coli), bactérias não fermentadoras (Ex: Pseudomonas aeruginosa), além de fungos e vírus que podem ser removidos por ação mecânica pela higienização das mãos com água e sabão, sendo eliminada com mais facilidade quando se utiliza uma formulação anti-séptica (Ex: álcool a 70% em gel).
Lavagens das mãos
A lavagem das mãos é, sem dúvida, a rotina mais simples, mais eficaz, e de maior importância na prevenção e controle da disseminação de infecções, devendo ser praticada pelo profissional de saúde, sempre ao iniciar e ao término de uma tarefa - e também por todas as pessoas, independente do ambiente em que estiver.
Pode parecer exagero, mas você sabia que as mãos são o principal veículo de transmissão de microorganismos de um indivíduo para outro? Assim sendo, o simples ato de lavar as mãos de forma correta torna-se a principal medida de controle no desenvolvimento de infecções, pois reduz significativamente a transmissão de patógenos.
Estamos atualmente dando mais importância que nunca a lavagem das mãos, devido a pandemia do COVID, mas este ato simples, é uma atitude valiosa em todos os locais, inclusive nas empresas produtoras de alimentos, também nos hospitais, em casa.
Assim o simples ato de lavar as mãos de forma correta torna-se a principal medida de controle no desenvolvimento de infecções, pois reduz significativamente a transmissão de patógenos.
Você já implantou um protocolo de lavagem de mãos em sua empresa ou outras que fazem parte das Boas Práticas de Fabricação?
Comments